Notícias
Exposição de Aguarelas "As Máscaras"
01/04/17
No âmbito do FIMI o Museu Nacional da Arqueologia irá inaugurar, no dia 27 de Abril, a exposição de aguarelas “As Máscaras” de Manuol Bandarra, pseudónimo de Manuel Ferreira, artista autodidata que desde dos anos 70 (altura em que começou a dedicar-se à pintura) tem revelado uma atração especial pela aguarela, técnica que exige muita maturação.

As suas pinturas integram várias coleções particulares e vários livros escritos em mirandês, não fosse ele um filho de terras mirandesas.

Ganhou duas vezes o segundo prémio do concurso de pintura: “MASCARARTE”, promovido pela Câmara Municipal de Bragança.

Hoje é um artista que pinta, praticamente, só na técnica de aguarela, tendo como temas principais todo o Planalto Mirandês, usos e costumes, todo o património contruído, suas paisagens e suas gentes. Carateriza-se por uma pincelada solta e transparente, privilegiando a espontaneidade e colorido, o contraste luz/sombra e movimento nos trabalhos que realiza em seu atelier, em Sendim.

Já organizou várias exposições, estando agora no Museu Nacional de Arqueologia com a exposição “As Máscaras”, composta por 12 pinturas.

Para além dos magníficos trabalhos de Manuel Ferreira, a exposição também irá contar com as máscaras de Carlos Ferreira, escritor, investigador da cultura mirandesa e artesão de máscaras, que por volta do ano 2000 iniciou-se na arte do artesanato dando vida, através do trabalho das suas mãos, a máscaras feitas de madeira do Nordeste de Portugal. O enorme gosto com que Carlos Ferreira trabalha as suas máscaras é demostrado na intenção de dar uma nova vida a tradicionais máscaras, tornando-as assim o mais originais possível.

A exposição de aguarelas “As Máscaras” que estará patente no Museu Nacional de Arqueologia junta-se assim à exposição “Máscara Ibérica” que inaugurará no mesmo dia (27 de Abril) no Centro Cultural Casapiano.
Veja e comente esta notíca no Facebook
Oficiais
Culturais
Institucionais
Gastronomico
Restaurante
Media
Início| Contactos| Topo
© Progestur, Website designed by Dreamframe