Notícias
Presença do Brasil no XII Desfile
07/04/17
Estamos ansiosos por levar até si mais um desfile da Máscara Ibérica!

Para além dos vários grupos vindos de Espanha e Portugal que poderá ver no Jardim da Praça do Império, teremos ainda a presença de países convidados. A Colômbia, já sabe, trará até Belém o Carnaval de Barraquilla, agora anunciamos a participação do Brasil com o Boi Bumbá.

Não perca o Grande Desfile da Máscara Ibérica, no dia 6 de Maio, no Jardim da Praça do Império!

BOI BUMBÁ | BRASIL

No Brasil, principalmente na região Nordeste o “Bumba meu Boi” ou “Boi Bumbá” é um festejo popular composto por personagens humanos e animais fantásticos, reunindo influências europeias, africanas e indígenas.

Pesquisadores acreditam que o festejo teve origem no Nordeste no século XVII, durante o Ciclo do Gado, quando o boi tinha grande importância simbólica e econômica.

Na época, o animal era criado por colonizadores que faziam uso de mão de obra escrava. A lenda na qual se baseia o Bumba-meu-boi reflete essa organização social e econômica. Ela conta a história de um casal de escravos, Pai Francisco (Chico, Mateus, Benedito etc.) e Mãe Catirina. Grávida, Catirina tem desejo de comer a língua de um boi, pois se não comer o seu filho pode nascer com a cara do animal. Chico, com medo da profecia, atende o desejo da esposa e arranca a língua do boi mais bonito da quinta. Com isso o animal morre. O dono da quinta (Capitão, Amo) descobre e fica ao mesmo tempo triste e furioso, no entanto não os quer castigar pelo incidente. Para resolver o conflito eles tentam ressuscitar o boi pedindo ajuda de curandeiros (Índios), que dão vida ao boi, festejando o acontecimento com toda comunidade.

A essência dessa manifestação cultural envolve a sátira, comédia, tragédia e drama, demonstrando o contraste entre a fragilidade do humano e a força do animal.
Veja e comente esta notíca no Facebook
Oficiais
Culturais
Institucionais
Gastronomico
Restaurante
Media
Início| Contactos| Topo
© Progestur, Website designed by Dreamframe